Surya Namaskar / Saudação ao Sol A e B
"Não há Ashtanga yoga sem Surya Namaskar, que é a saudação para o Deus Sol.
Na filosofia hindu, o sol é aceito como o doador da vida, o protetor de todas as formas de vida na terra
- o ministro da Saúde, pode-se dizer - e o iluminador do intelecto."
- Sri K. Pattabhi Jois
Surya Namaskar / Saudação ao Sol A
1) Inspira.
2) Expira.
3) Inspira.
4) Expira.
5) Inspira.
6) Expira.
7) Inspira.
8) Expira.
9) Inspira.
10) Expira Samastithi
Conecta movimento com respiração.
Faça de sua respiração seu mantra - profundo, ritmado, suave.
Surya Namaskar / Saudação ao Sol B
1) Inspira.
2) Expira.
3) Inspira.
4) Expira.
5) Inspira.
6) Expira.
7) Inspira.
8) Expira.
9) Inspira.
10) Expira
11) Inspira
12) Expira
13) Inspira
14) Expira
15) Inspira
16) Expira
17) Inspira
Conecta movimento com respiração.
Faça de sua respiração seu mantra - profundo, ritmado, suave.
O dever diário de realizar Surya Namaskar foi acreditado para incutir as bênçãos do Deus Sol, que traz uma boa saúde. Guruji diz: "Se refletirmos sobre o ditado, 'Arogyam bhaskarad icchet (se deve desejar saúde a partir do Sol), "é claro que aqueles que são abençoados por Deus Sol viver vidas saudáveis. Portanto, para a saúde - a maior riqueza de todos - seu conquistada, as bênçãos do Deus Sol devem ser procuradas sozinho ".
O planeta Sol tem desempenhado um papel muito poderoso em todas as culturas. Surya, o deus do sol, representa a forma visível do divino, aquele que você pode ver claramente a cada dia. O Sol é acreditado para curar os enfermos e trazer boa sorte.
Guruji diz: "O método para fazer Surya Namaskar foi descrito de várias maneiras por diferentes pessoas. Não podemos afirmar categoricamente qual é correto, mas quando refletimos sobre a ciência do yoga, vemos que a tradição de Surya Namaskar segue, em geral, o método de vinyasa, ou sistema de respiração e movimento, os movimentos de rechaka, ou exalação , puraka, ou inalação, e meditação. Segundo a yoga shastra, esta tradição inclui: vinyasa; rechaka e puraka; Dhyana (meditação); drishti (visão, ou olhando um lugar); e os bandhas (contrações musculares, ou bloqueios energéticos). E isso por si só é o método que deve ser seguido quando se aprende o Surya Namaskar, como os iogues declaram a partir da experiência. Na verdade, as Saudações ao Sol praticadas sem seguir as regras mencionadas acima são pouco mais do que um exercício, e não é na verdade Surya Namaskar. "
Aqui criamos a base - conectando respiração com movimento. Aqui estabelecemos a unidade entre corpo e mente - fortalecendo externa e internamente. Aqui iniciamos a auto observação, e vamos nos costurando lenta e fluidamente - inspirando e expirando.
Aqui iniciamos a prática do Ashtanga Yoga - com amor.
--Ursula Jahara