
yogAsanas
Asana significa uma postura meditativa estável e confortável de acordo com Patanjali. Também uma posição específica do corpo que canaliza prana*, abre os chakras* e remove bloqueios de energia.
*Prana: força da energia vital que sustenta a vida e criação, que permeia toda a criação e existente em ambos os macro e microcosmos.
*Chakra: círculo, roda ou vórtice; centro prânico/psíquico no corpo sutil responsável por funções fisiológicas e psíquicas específicas; ponto de conjugação dos nadis*.
*Nadis: fluxo; canal sutil no corpo prânico, conduzindo o fluxo de shakti (força vital de energia); comparável com os meridianos da acupuntura
"Se a prática não é feita com devoção, não haverá entrega e ela se transformará em obrigação. Uma obrigação é somente trabalho externo, e com essa atitude nada ganhará profundeza. O que importa não é a quantidade, mas o grau de envolvimento e de amor que empenhamos. Não se trata da meta, do resultado, trata-se da própria prática. Temos de nos relacionar profundamente com o nosso Abhyasa (prática regular e constante), de modo a nos tornar secundários, ao passo que é a prática que se torna primária. Assim nos transformamos em prática e a prática se transforma em alma."
.Matthew Vollmer.
Abaixo, posturas - e algumas pré posturas - utilizadas na prática da 1a série do Ashtanga Vinyasa Yoga (fotos a completar).




Postura do bastão com apoio em quatro membros





Finalizando Saudação ao Sol A

Saudação ao Sol B - Inicio



Postura do bastão com apoio em quatro membros




Postura do bastão com apoio em quatro membros




Postura do bastão com apoio em quatro membros





Saudação ao Sol B - fechamento


Uttihita Trikonasana

Parivrtta Trikonasana

Uttihita Parsvakonasana

Parivrtta Parsvakonasana







Postura do polegar no pé com a mão estendida




Ardha Baddha Padmottanasana

Postura da cadeira

Postura do guerreiro



Ardha Baddha Padma Paschimottanasana

Tryang mukhaikapada Paschimottanasana





Postura do barco


Postura da pressão sobre os braços





"É importante que os praticantes iniciantes comecem gradualmente. Começar com Suryanamaskar, uma saudação ao Deus Sol. Este ajuda a desenvolver o método de respiração correta e uma mente focalizada. Pratique isso por uma semana e, em seguida, adicionar Surya Namaskar B. Pratique esses dois por mais uma semana, em seguida, começar a adicionar posturas em pé. Um dia adicione Padangusthasana, no dia seguinte também inclua Padahastasana, o dia após inclua Trikonasana (para iniciantes, Trikonasana B - Torção - é melhor deixar de fora). Este é o método. Aos poucos, um a um, como você for capaz, adicione as posturas da primeira série. Deste modo, após o terceira semana você pode começar a praticar as posturas sentadas. Vá devagar, não há problema. Seguindo o mesmo método, todos os alunos - todos os iniciantes também - serão felizes. Praticar é bom."
-- "Sri K Pattabhi Jois "A sabedoria dos Mestres" artigo do Jornal Yoga